O Miss Brasil Não Me Representa! O Miss Brasil Não Representa o Próprio Brasil!

15:31

No dia 18 de novembro de 2015 aconteceu em São Paulo o Miss Brasil 2015, que elegeu uma candidata para representar o país no Miss Universo que acontecerá em Dezembro nos EUA. A ganhadora do Concurso foi a gaúcha Marthina Brandt, de 23 anos.

O concurso consiste em eleger uma representante do Brasil, entre as representantes das 27 unidades federativas do país. Para participar do concurso tem que passar por diversas seletivas e se encaixar no regulamento do mesmo.

Muito se fala sobre a falta de negras participando da seletiva nacional do concurso. Gostaria que pensássemos um pouco além da falta de negras na seletiva. Historicamente o concurso adota um padrão de beleza Europeu para eleger as suas candidatas afim de concorrer diretamente com as outras Misses consideradas padrões de beleza Mundial.

Me deparo com todos esses questionamentos a respeito do Miss Brasil há alguns anos, e neste ano me dispus a ler os comentários feitos por pessoas em uma matéria em um Jornal na Web. Primeiramente deixo claro que sim, me incomodo de não ver representantes negras no Concurso mas quero pensar além disso.
Somos um país miscigenado, e eu me questiono, onde estão as indígenas, asiáticas e negras? Onde está a verdadeira Face do Brasil? Onde, Onde, Onde?

Muito se fala sobre o Negro ter preconceito com Branco, o Tal do Racismo Reverso. Mas na verdade isso não existe pois para haver racismo tem que haver relações de poder e negros não possuem poder institucional para serem racistas (fonte). Mas o foco aqui não é esse. 

O que me indignou a ponto de eu parar tudo o que estava fazendo para escrever este post, foi ver as atrocidades escritas nos comentários da referida matéria sobre o concurso e pessoas tentando justificar de forma ridícula a falta de miscigenação do mesmo com frases do tipo: “não tem negra, índia, porque elas não se inscreveram”.

O povo Brasileiro se esqueceu das suas raízes, e defendem ideais sem ao menos buscar entender como essas minorias foram vítimas de opressão durante anos. Em meio aos quase 600 comentários, haviam pessoas que como eu questionavam a falta de mulheres que representassem de verdade o nosso país, sem desmerecer as atuais candidatas que batalharam e que mereceram chegar até ali. E também havia comentários exaltando a beleza das mulheres do Sul, Comentários que denegriam a imagem da mulher Brasileira como um todo, Comentários de cunho Político, Mas os que mais me chamaram a atenção foram e sempre serão os comentários racistas e preconceituosos.

O racismo gratuito existe e é fato, mas não compreendo a necessidade das pessoas de serem racistas a todo o tempo, e responder com comentários preconceituosos os questionamentos das minorias principalmente os questionamentos dos Negros que vem Lutando para ser representatividade no Brasil.

Deixo aqui para vocês uma imagem de alguns das dezenas de comentários preconceituosos que li durante todo o dia na matéria. 

     Fonte: Matéria Jornalista.   

Eu me pergunto será que estamos errados em questionar? Será que devemos ficar calados? Será, Será, Será?

Não, Nós não vamos nos calar pois muitas pessoas lutaram e lutam para que o nosso povo seja respeitado, e que possamos seguir de cabeça erguida.

Eu como Negra de cabelos crespos, não acredito que as Negras não estejam no concurso pelo seu cabelo não ser tão bonito quando o Liso pois existe Negras de Cabelo Liso e isso não é o diferencial. Ou porque o concurso é de beleza e as Negras em Geral não são Bonitas e isso claro não é racismo.

O Miss Brasil não me Representa e Não Representa o Brasil, pois falta mulheres que representem de verdade seus estados. O estereótipo está ai para quem quiser ver, as candidatas são bonitas? São, mas para mim não tem o diferencial de cada estado.

O Miss Brasil vai continuar assim por muito tempo? Vai, pois ele é uma fonte de renda e publicidade, e claro que os organizadores querem sempre ter o apoio de todos, principalmente destas pessoas que acham que para ser Miss tem que ter um padrão Europeu de beleza.Esta é a MINHA opinião sobre este concurso, e sobre estes comentários tão nada a ver na matéria jornalística. Lembrando que não estou criticando as candidatas e nem a matéria do jornal.

Até o próximo Post, e que ele não seja sobre “Tretas” como diz a querida Nayara Garófalo.  

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE

6 comentários

  1. Amei seu post! Fico indignada com a falta de representatividade negra em concursos de beleza! Tem negras tão lindas quanto as candidatas estaduais, que certamente se inscreveram e não estão aí, representando mais de 50% da população brasileira. Uma vergonha isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Vivi, Não entendo como não temos representatividade em Concursos de Beleza. Mas você já está nos Representando! Amo muito vocês! #CBNBeagá!

      Excluir
  2. Só vim aqui dizer que é exatamente isso! Eu só vi Miss europa alí! Tava vendo a hora que o mestre de cerimônia ia falar francês ou russo, porque né...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque ninguém é Obrigada a ver o Miss Europa em Plena TV Brasileira!! Amo Muito Vocês! #CBNBeagá

      Excluir
  3. Danny, o Brasil é um país de mistura então se o concurso representasse mesmo a gente cada ano teria um mulher diferente, teríamos miss negra, asiática, ruiva , etc representando o nosso povo e isso seria maravilhoso. Vale lembrar que países como Itália, Israel e Japão que não possuem a miscigenação do nosso povo já foram representados por mulheres negras. Enquanto o Brasil pelo que eu sei só teve uma candidata negra até hoje.(se não me engano foi nos anos 60.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeitamente Andreia a Miss Brasil do Ano 1968 Foi a Deyse Nunes. Como você citou diversos países que se quer são miscigenados já elegeram mulheres Negras. Ficaria super Feliz em ver diferentes raças e povos nos representando infelizmente essa é uma realidade distante no nosso Brasil. Beijocas!

      Excluir

SUBSCRIBE NEWSLETTER

Get an email of every new post! We'll never share your address.

INSTAGRAM @dannymendes10

Blog Archive