Como Passar Pela Transição Capilar - Minhas Dicas | Danny Mendes

10:26

Olá Pessoas,

 

O Post de Hoje é sobre transição capilar. Não sei porque não falei sobre isso antes, então nunca é tarde para começar. Existem um trilhão de dicas sobre este assunto mas vocês insistem em saber as minhas. Vou tentar detalhar todas as dicas que eu sei, oriundas de testes e mais testes. 


E para quem está lendo este post, pois indiquei como leitura de como voltar aos cachos, se preparem para a bomba de informações. Este post está receado de fotos aleatórias para mostrar algumas fases da minha transição, e o corte de 2015 foi um corte errado mesmo. Quer saber como foi minha transição? Clique aqui!

O que é Transição Capilar?
Entende-se como transição capilar o processo que seu cabelo passa para se tornar totalmente natural. Neste processo também ocorre a aceitação do cabelo natural, e na maioria das vezes o empoderamento estético.

Você está em transição capilar se: 
Realizava relaxamento (guanidina, etc.); Progressiva (escova marroquina, chocolate, formol, e todas as suas variações); Beleza Natural; Permanente Afro; Não conseguia deixa seu cabelo solto sem o emplastar de creme; Não conseguia aceitar o volume do cabelo; Se Utiliza chapinha, Secador para fazer escova ou Baby Liss todos os dias. 

Sim! Quero ter meus cachos de Volta!

Você quer ter seus cachos de volta? Então você está jogando errado, tem que voltar 2 casas. Temos que deixar de pensar que assumindo nosso cabelo natural teremos os "CACHOS" de volta. Assumir o cabelo natural como o próprio termo diz, é assumir o cabelo como ele é naturalmente, com cachos, sem cachos, encaracolado, lisos. Ter um cabelo natural significa ter um cabelo sem químicas de transformação que altere sua estrutura para simular aquilo que ele não é (tirando as tinturas que considero super tranquilo de fazer).

Muitas das desistências que ocorrem no processo de transição são provenientes da frustração, que ocorre quando se descobre que seu cabelo não forma cachos ou que ele não é igual ao cabelo de Tal pessoa que você tanto admira. Você deve estar pronta para aceitar seu cabelo do jeito que ele é e não ficar sonhado com cachos ou cabelos perfeitos, pois cada cabelo um sentença. Você vai aprender a cuidar e a amar seu cabelo, neste processo procure inspirações que se pareçam com você não fique almejando um cabelo Thais Araujo, pois você pode se frustar e acabar desistindo do processo. 



Coisas que você deve saber! 

A Cerca do Tempo: A Transição não tem um tempo certo. Cada pessoa tem seu tempo. Eu por exemplo passei quase 2 anos em transição. Outras pessoas raspam a cabeça de cara, outras com poucos meses de raiz crescida já cortam toda a química. Depende também da química que você utilizava e do quanto o seu cabelo cresce, e principalmente se você está cuidando dele corretamente. Entende-se como tempo de transição, do momento que você decide entrar em transição até o momento que você tem um cabelo 100% natural. 




Tenho que cortar?: Um debate importante, pois cada uma corta se quiser, a vida é sua. Para ter um cabelo natural temos que ter um consenso, sim temos que tirar as partes com química. Mas isso não significa que você tem que cortar radicalmente, geralmente quando o cabelo vai crescendo, vai se cortando aos poucos as pontas, até para que as meninas comecem a acostumar com o cabelo um pouco mais curto. Mas se você é sem paciência e não quer passar pela transição há a opção de fazer o Big Chop (é o grande corte, corte que fazemos para tirar toda a parte com química do cabelo) de cara, ou esperar um determinado tempo e cortar o cabelo. Mas o que tem que ser deixado claro é que não tem como remover a química sem cortar. 





Não quero cortar! E agora? Você não é obrigada a cortar de imediato, mas saiba que se seu cabelo tiver química em algum momento você terá que tira-la com uma TESOURA. Enquanto a coragem não aparece, você pode fazer, texturizações, Chapinha (mas cuidando muito do cabelo se não ele nunca vai se recuperar), Colocar Tranças; Fazer Bay Liss; Inventar Penteados; Usar Gel; E usar sua criatividade.



Mas e essa Raiz? Não sei o que fazer com ela.

Está raiz ai alta é super normal. Você provavelmente tinha química então o cabelo que está nascendo é o seu cabelo sem química. Mas com o decorrer do tempo esta raiz começa a ficar escandalosa, pois você terá duas texturas. Neste momento você pode começar a cortar um pouco do cabelo para ir diminuindo está diferença. Você também pode usar mais o cabelo preso pois a raiz fica menos nítida (foi assim que passei toda a minha transição), pode usar tranças e todas as dicas anteriores, pode usar gel (sem álcool por favor), A melhor dica que eu posso dar que ao invés de tentar abaixar o volume é dar mias volume as pontas, deixando assim o cabelo por inteiro volumoso; Use acessórios, E use sua criatividade de novo.



MEU CABELO NÃO CACHEIA, IGUAL AO SEU!

Para! Detesto esta frase. Primeiramente não existe somente cabelo cacheado. Tem uma tabelinha que mostra a organização de cada tipo de cabelo. 
  • Cabelo Tipo 1 e sua varições são Lisos;
  • Cabelo Tipo 2 e sua varições são Ondulados; 
  • Cabelo Tipo 3 e sua varições são Cacheados; 
  • Cabelo Tipo 4 e sua varições são Crespo;


Se seu cabelo não tem Cachos pode ser que ele seja Liso, Ondulado ou Crespo do Tipo 4C, Como falei anteriormente quando se descobre que se tem um cabelo 4C, as meninas se frustam e desistem da transição pois não tem os famigerados "CACHOS". TODOS OS TIPOS DE CABELO SÃO LINDOS! Então assumir o cabelo natural é um  processo de aceitação de de auto conhecimento. Procure fotos de cabelo por exemplo 4A que é o tipo do meu, você verá ENE tipos de cabelo, pois cada cabelo se comporta e tem um aspecto diferente do outro. 

Minhas Dicas para Assumir o cabelo Natural.

Primeiro:

Vá com calma e passe por cada fase tranquilamente. Comece a cuidar do seu cabelo. Cabelos crespos e cacheados são ressecados naturalmente então eles precisam de mais atenção. Monte um cronograma capilar, que é um cronograma que visa cuidar do cabelo em todas as áreas. Deixo aqui uma sugestão de cronograma capilar super tranquilo de fazer. E deixo também uma explicação do que consiste cada etapa.




O que consiste cada etapa: 
  • Hidratação: Repõe água e umidade aos fios. É geralmente feita com mascaras hidratantes e pode ser adicionada a ela ampolas de vitaminas e componentes caseiros. Não sobrecarrega os fios.
  • Umectação / Nutrição: Repõe os óleos aos Fios. Deve ser sempre feita com mascaras Nutritivas ou com óleos e manteigas VEGETAIS. Se feita com constância pode sobrecarregar os fios.
  • Reconstrução: Repõe Massa e queratina aos fios. é geralmente feita com o auxilo de mascaras reconstrutoras, colágeno e queratina. Deve ser feita quando o cabelo realmente precisar ser reconstituir por estar muito danificado e é aconselhável a se fazer depois de se ter feito algumas hidratações e nutrições. 
E como não pode faltar tenho dicas de produtos que vocês podem usar em todas estas etapas. São os produtos que usei durante a minha transição e que uso hoje em dia. Alguns com preços muitos baratos ou nem tanto, mas que vocês devem testar para saber qual produto seu cabelo mais gosta. 

Hidratação: Mascara Novez, Mascara Kanechom, Mascara Haskell, Mascara TRESemé, Mascara Seda, Mascara Niely Gold, e receitas caseiras. 




Nutrição / Umectação: Óleo de Coco, Mascara Haskell, Óleo de Ricino, Manteiga de Karite, Mascara Novex e Azeite de Oliva EXTRA VIRGEM. 




Reconstrução: Mascara Haskell, Mascara TRESeme, Mascara Seda, Mascara Novez e a nossa queridinha Queratina. 



Segundo:

Depois de começar a cuidar do seu cabelo ele começará a crescer. Quando se sentir confortável comece a cortar as partes com química ou como falei anteriormente, faça o big chop. Nesta fase você aprenderá penteados, aprenderá qual a melhor forma de finalizar, comprará acessórios e descobrirá um novo mundo. Curta bastante esta fase. Também nesta fase você ouvirá criticas, sugestões, terão dias bons e dias ruins. Aprenda a lidar com a opinião alheia e fortaleça sua auto estima, pois é nesta fase que muitas desistem. 

Terceiro: 

Depois de assumi o cabelo e entrar em transição, você vai  cuidar dele, e espero que você possa aprender a ama-lo. Depois de tirar toda a química, curta cada fase. Não se desespere por crescimento, nunca fiz nada para crescer, e eu acho que é por isso que meu cabelo cresce igual capim. Eu simplesmente cuidei dele e curti cada momento. 


Finalmente: 

Curta cada Momento da sua vida. Não assuma seu cabelo por modinha e sim por uma questão de aceitação. Espero que vocês tenham gostado. Qualquer Dúvida, deixe aqui nos comentários. Deixo alguns posts que podem ajudar vocês a compreenderem este processo tão importante. 


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE

1 comentários

  1. Post perfeito!!! Adorei as dicas, principalmente o cronograma capilar. Parabéns Danny. Sucesso sempre!!!

    ResponderExcluir

SUBSCRIBE NEWSLETTER

Get an email of every new post! We'll never share your address.

INSTAGRAM @dannymendes10

Blog Archive