Assédio Virtual e a Mulher Negra

08:06


O post de Hoje é sobre um assunto que está me incomodando muito. O assédio virtual sofrido pelas mulheres. Mas vou além abordando a problemática da Mulher Negra. 


Assédio Virtual e a Mulher Negra

Quantas vezes você já entrou no seu Facebook e Viu Isso?


Assédio Virtual e a Mulher Negra
Quantas Vezes isso te Enojou?


Assédio Virtual e a Mulher Negra


E o que é Assédio Virtual? 

Como mulher Negra,  Feminista e formadora de opinião, tenho obrigação de levar essa discussão até vocês. Eu já me deparei com isso algumas vezes. E qual o nome deste fato? ASSÉDIO VIRTUAL! Um assédio silencioso que sofremos diariamente. Agora vamos refletir sobre o quanto este assédio afeta as mulheres negras.

Em uma conversa com o clube de blogueiras Negras descobrimos a quantidade absurda de mensagens nojentas que recebemos nas redes sociais, principalmente pelo facebook. Estas mensagens vão se um simplesmente oi, até fotos nuas de homens que nem conhecemos. 

No contexto da mulher negra essas mensagens ganham uma nova perspectiva . Não temos estatísticas ou números para medirmos quantas mensagens dessas são recebidas por mulheres no Brasil. 

Além do machismo patriarcal que existe no Brasil, a hiper sexualização da mulher negra torna este fato agravante. Nós mulheres Negras dentro do Brasil, somos vistas como um mero objeto sexual, descartável, que devem ter atributos para satisfazer as cabeças mais doentias possivéis. 

Quem nunca ouviu falar que mulher negra, deve ser fogosa na cama, ou como eu queria transar com uma mulher negra. Basta procurar a frase Negra do Brasil, que depois do Blog da minha querida Sheila que luta para quebrar este esteriótipo, vem uma enxurrada de vídeos e sites pornográficos. 

Para nós mulheres é extremamente enojador receber este tipo de mensagem, imagina para uma Negra, que quando a abre já sabe que está recebendo isso não somente, ou por não ser bonita mas, sim por ser NEGRA.

Seus escrotos, nojentos, o que querem comigo? porque acham que devo me envolver ou te responder? Estes doentes são uma versão mais agressiva daqueles que te olham com um olhar de desejo ou daqueles que te proferem frases assustadoras nas ruas. Eles agora vem para as redes sociais, se mascarar em perfis falsos e satisfazerem suas mentes doentias. Eles cultuam a cultura do estrupo enraizada na mentalidade de uma parcela da população, e muitos são acobertados por essa sociedade moralista. 

Sim nós mulheres negras, sempre temos algo que nos diminui ainda mais em relação as mulheres brancas. Nosso histórico de opressão faz com que fiquemos caladas diante disso, e que faz esses seres pensarem que devemos nos submeter a eles.

Em relação ao assédio virtual, devemos nos resguardar de todas as formas nas redes sociais, principalmente nos nossos perfis pessoais, pois, além de assediadores as redes guardam diversos outros tipos de criminosos.

Mas e se acontecer? Antigamente eu bloqueava o assediador e o denunciava para o Facebook. A partir de hoje vou ter uma postura diferente, vou fazer igual faço com os Racistas, vou Expo-los.  Sim, irei tirar print e postar em Rede Mundial. 

Não sei se este caminho é o correto, mas por enquanto, é o caminho que de alguma forma pode mostrar para a sociedade o que acontece nesse submundo. E posteriormente vou bloqueá-lo e denuncia-lo. É preciso que isso aconteça para que depois nossas filhas não sofram com esse assédio virtual. 

Além de denunciarmos para as plataformas das redes sociais, nós podemos mover processo contra estes assediadores. Tire print de todas as conversas e junte para para que junto de um advogada você possa procurar a justiça. 

Sim este e outros acontecimentos reforçam a necessidade de se ter dentro do feminismo vertentes voltadas para as minorias ali inseridas. Devemos repensar o Termo SORORIDADE dentro do movimento e lutar para não sermos silenciadas. E não, não estou "rachando" o movimento. 

Espero que este post possa ter contribuído para que não fiquemos em silencio. Compartilhe!



VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE

1 comentários

  1. Oi Danny muito boa sua colocação sobre esse tema.Só quem já sofreu esse tipo de assedio sabe o quanto é constrangedor.Parabéns
    http://visualunico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

SUBSCRIBE NEWSLETTER

Get an email of every new post! We'll never share your address.

INSTAGRAM @dannymendes10

Blog Archive