Musical: GELÉDÉS - O PODER DO CANTO FEMININO

15:01


O post de hoje é sobre o Musical: GELÉDÉS - O PODER DO CANTO FEMININO. O Clube de Blogueiras Negras de Beagá está cada dia mais, marcando presença nesses espetáculos maravilhosos que enaltecem a nossa Cultura Negra em Belo Horizonte.

O Casarão das Artes realizou pelo terceiro ano consecutivo o Canjejrê Mulher que contou com a força e competência de D'aiolla e Eda Costa, em uma apresentação memorável, onde o poder das Gélédes pôde ser ouvido e sentido de forma contundente e emocionante. 



O Musical ocorreu em uma deliciosa tarde do dia 12/03/2016 em um sábado que nunca mais será esquecido, no Auditório do Memorial Minas Gerais Vale. Com uma produção impecável de iluminação, som e cenário, para acompanhar essas maravilhosas vozes o musical contou ainda com a presença de Debora Gregório, Gleison Junio e Felipe Venceslau. Como mestre de Cerimonia não poderia faltar a potente voz de Sandrinha Elissandra e o coro de Vozes composto por  Carlandreia Nascimento, Madu Costa, e Vania Gregório. 

Inspirado na na Mulher Yorúba "Senhoras da Noite", respeitadas, admiradas e temidas pelos homens por seu poder de ser mãe, o musical nos trouxe um mix de felicidade e emoção. Com uma percussão que mexeu comigo e com todas as pessoas ali presentes, Elas entoaram canções da Tradição Yorúba e músicas que traduzem o poder da mulher negra.

Como mulher negra poucas vezes me senti tão amada e importante. Confesso que chorei, ri, fiquei estasiada com tudo que aconteceu ali. Me faltam palavras para descrever como aquelas mulheres conseguiram repassar tudo o que nós estávamos precisando ouvir, principalmente depois de uma semana que se comemorou o dia da mulher, e que, muitas das vezes nós mulheres negras não nos vemos representadas ou homenageadas. 

Meu coração Disparou quando em um rompante Eda Costa em sua Majestade Exclamou: "Tinha sete anos apenas, apenas sete anos, Como sete anos?! Não chegavam nem a cinco! De repente umas vozes na rua me gritaram Negra."

Fiquei em estado de choque; Não, aquilo não poderia está acontecendo, sim estava acontecendo. No meio de tantas emoções já sentidas, ela fez meu coração bater forte e meus olhos lacrimejarem a ponto de borrar a maquiagem. Só quem é Negro pode sentir todo o peso e alívio que está poesia trás consigo.

De repente, em um outro rompante surge da Plateia um coro de vozes Gritando: "Negra! Negra! Negra! Negra! Negra! Negra! Negra! " Foi demais para mim, sim aquilo era para mim, era para eu estar ali, era para eu sentir aquilo, senti o peso dos meus ancestrais e ao mesmo tempo senti que hoje posso ser aquilo que eles tanto sofreram para eu pudesse ser. Escrevo isso com lagrimas nos olhos e com uma emoção indescritível. 

O reportório do musical contou ainda com um Linda música Recitada/Cantada por D'aiolla acompanhada de uma percussão corporal impecável. Músicas da tradição Yorúba e momentos de muita energia, onde catamos juntos e nos abraçando, sentindo tudo aquilo nos arrebatar de uma maneira avassaladora. 

Foi um prazer e um aprendizado muito grande, poder fazer parte deste momento, e ainda mais, fazer mais uma cobertura de um evento maravilhoso idealizado pelo Casarão das Artes na Figura da Dr. Rosalia Diogo. Fico, e digo, ficamos na condição de Clube de Blogueiras Negas de Beagá, lisonjeadas de fazer parte de um espetáculo tão importante no empoderamento da cultura Negra e principalmente da mulher Negra. 

E o que não pode faltar em uma cobertura de imprensa são fotos maravilhosas para que vocês possam sentir e ver um pouco do que foi este espetáculo. A cobertura fotográfica deste momento foi realizada em parceria com a Jessica Pinheiro. 

Espero que vocês tenham gostado e se maravilhado com este evento tão enriquecedor para  a nossa cultura. 







VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE

1 comentários

  1. É muito bom me senti representadas por vcs , que são mega empoderadas !

    ResponderExcluir

SUBSCRIBE NEWSLETTER

Get an email of every new post! We'll never share your address.

INSTAGRAM @dannymendes10

Blog Archive