,

O Negro, A Meritocracia e o Mercado de Trabalho

16:11

Olá Pessoas, 

Hoje eu vim bater um papo bem bacana sobre meritocracia. Vou definir o conceito de meritocracia bem simples para que possamos entender de uma forma bem “escura”.


O Negro, A Meritocracia e o Mercado de Trabalho
Créditos na Imagem

Meritocracia de um modo bem simples é um sistema “justo” de hierarquização e premiação sobre os méritos pessoais de cada indivíduo. Significando o "PODER DO MÉRITO". No conceito geral desse sistema, o sucesso social e profissional do indivíduo é basicamente consequência dos seus esforços.

A meritocracia em sua forma geral, tem como base a inteligência e o nível de esforço do indivíduo. Mas nós sabemos que não é bem assim.

Nós não podemos atrelar ascensão social e profissional somente a esforço individual. Nós sabemos que essa ascensão está intimamente ligada a outros fatores, e principalmente as oportunidades que temos ao longo da vida.

Não podemos dizer que uma pessoa que teve oportunidade de estudar em instituições de ensino de qualidade, tem as mesmas oportunidades de  quem estudou em escolas com o sistema de ensino inferior. Que o sucesso profissional destes indivíduos só depende dele. E é isso que a meritocracia prega.

Para as pessoas que acreditam em meritocracia, todos nós temos as mesmas oportunidades e assim partimos do mesmo ponto. Mas sabemos que não é bem assim. Vivemos em uma sociedade extremamente desigual e dizer que estamos todos num mesmo patamar é insano.

O Negro, A Meritocracia e o Mercado de Trabalho

Mas Danny, e os negros nisso ai tudo? Conversando com alguns irmãos, ficou claro que a meritocracia está longe de ser um sistema “justo”.

Nós somos um país que aboliu a escravidão muito tardiamente, e que não garantiu oportunidades igualitárias pós escravização. Continuamos ocupando a minoria dos cargos de alta chefia e ocupando a maioria dos cargos de chão de fábrica. Com todo o resquício da escravidão presente diariamente em nossas vidas não é possível que somente os méritos, façam as pessoas terem as oportunidades de forma igualitária. 

O mercado de trabalho é algo que ainda está longe de ser o ideal para o povo negro. E dentro desse método “justo” de ser merecedor deste mérito, nós nos vimos muitas das vezes encurralados.

Em um dos primeiros passos no mercado de trabalho que é a entrevista de emprego, nos deparamos com a tal da meritocracia. Geralmente não somos o perfil da vaga ou descaradamente nossa aparência física não se encaixa naquela vaga. Mas se pararmos para pensar, e se realmente existisse essa tal “meritocracia”, nós estaríamos totalmente aptos para aquela vaga, se fosse apenas os nossos esforços e conhecimentos avaliados ali.

Mesmo que nós estejamos concorrendo de igual para igual com uma outra pessoa para um cargo, nós já sabemos que estamos em desvantagem por nossa cor de pele, pelo nosso cabelo, pela nossa vestimenta, entre outros fatores. Sim cada empresa tem suas normas, etc. Mas quantas das vezes essas normas são discriminatórias e servem como filtro para se manter o “padrão” dentro daquelas empresas?

Então eu quero falar para você meu irmão e minha irmã que esse papo de meritocracia não existe e que se você não foi selecionado para aquela vaga pode ser sim porque você não tivesse algum quesito que a vaga necessitasse, mas que também pode ter sido pelo seu tom de pele e pelos seus traços estéticos.

Cabe a nós profissionais de RH, criar formas de combater essas práticas dentro das empresas, para que as oportunidades comecem a ser iguais a todos. 

Para as empresas que sentirem a necessidade dessas ações afirmativas dentro do seu ambiente, deixo o Link da EmpregueAfro que é uma Consultoria que visa a diversidade étnico-racial, na inclusão, retenção e ascensão do profissional negro e afrodescendente.

Espero que vocês tenham gostado do tema e que eu possa, trazer sempre assuntos pertinentes como esse. Obrigada. 



VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE

0 comentários

SUBSCRIBE NEWSLETTER

Get an email of every new post! We'll never share your address.

INSTAGRAM @dannymendes10

Blog Archive