O que é Cabelo Poroso? - Identificando os Tipos de Porosidade

17:02



O post de hoje é sobre um assunto que tira o nosso Sono, o: Cabelo Poroso. Quando nosso cabelo está ressecado, quebradiço e elástico ele fica com uma aparência desagradável e isso nos incomoda bastante. Esse aspecto do nosso cabelo pode estar ligado a alta porosidade do nosso fio. Então vamos entender o que é porosidade, como ela acontece e como trata-la. 

 


O que é um cabelo poroso?

Nosso cabelo possui cutilas que compõe o fio. Quando essas cutículas estão rentes ao fio, o cabelo está com a porosidade baixa e não absorve facilmente água e nenhum componente químico. Quando o cabelo está com as cutilas mais ou menos abertas que é a porosidade normal, ele absorve água e componentes químicos normalmente. E quando as cutículas estão extremamente abertas  ele absorve água facilmente mas a perde muito rapidamente, este tipo de fio é um fio quebradiço e elástico.

O ideal do fio que as cutilas não estejam abertas demais ou fechadas de mais, um meio termo. No caso do cabelo muito poroso as cutículas estão abertas demais expondo o córtex (centro) do fio, então tudo o que você usar nesse cabelo vai penetrar no fio rapidamente e sair na mesma velocidade. 


Créditos - Glitterinado
O que causa a Porosidade?

Existem vários fatores que podem acarretar em um cabelo com alta porosidade estão entre eles o: excesso de químicas, chapinha, secador muito quente, falta de hidratação, e agentes externos como água do mar, vento e o sol. 

Identificando o Cabelo Poroso 

Um cabelo poroso tem aspectos bem marcantes. Ele possui um aspecto pesado, pouco brilho, frizz em excesso, fica ressecado e os fios tem aspecto áspero. Quando seco ele fica com aspecto leve e é comparado ao cabelo encontrado na espiga de milho. Quando molhado ele fica pesado e com aspecto de emborrachado. 

Para saber se seu cabelo está poroso, é só fazer um teste fácil. Com o cabelo limpo  e seco arranque um fio do couro cabeludo, não pode ser um fio solto, você tem que arrancar. Ps: Eu lavo uma mechinha e arranco um fio dela. 

Mergulhe este fio em um copo de água filtrada espere uns 5 minutos. Se o fio flutuar quer dizer que a porosidade do cabelo está baixa, cutículas bem fechadas. Se o fio ficar meio flutuando e meio na metade do copo ele está com a porosidade normal, cutículas levemente abertas. Mas se o fio fundar significa que seu cabelo está bastante poroso, com as cutículas abertas. 


O que é Cabelo Poroso? - Identificando os Tipos de Porosidade
Créditos na Imagem - Cuidados e Vaidades


 Como tratar um cabelo poroso

Um cabelo com alta porosidade deve ser tratado com carinho e muito cuidado. Ele deve receber todas as etapas de que incluem Hidratação, Nutrição e Reconstrução. Uma selagem no final desses processos é fundamental pra reter os nutrientes nos fios. Ela pode ser feita com condicionadores acidificantes e vinagre de maçã. 

Um cabelo poroso não se trata da noite pro dia. Os cuidados tem que ser semanais. Nunca comece pela reconstrução, reponha água e óleo nos fios primeiro e depois faça a reconstrução. Não tem uma receita mágica para acabar com a porosidade, cuide do seu cabelo diariamente, evite utilizar chapinha e secador muito quentes e manere nas químicas.

Nenhuma de nós está livre de um cabelo poroso, mas, com cuidados constantes afastamos as chances dele ficar poroso.  Para ajudar no tratamento da porosidade, tem uma receitinha caseira aqui no blog ótima para começarmos a tratar a porosidade, Clique Aqui.

Espero que tenham gostado e entendido que ninguém está livre da alta porosidade, Não se esqueça de comentar como você cuida do seu cabelo quando ele está poroso. 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE

0 comentários

SUBSCRIBE NEWSLETTER

Get an email of every new post! We'll never share your address.

INSTAGRAM @dannymendes10

Blog Archive