Como Sacar o FGTS de Contas Inativas

09:56

Com a Medida Provisória 763 de 22 de Dezembro de 2016 o Presidente da Republica Michel Temer, autorizou os trabalhadores com saldo em contas inativas do FGTS a realizarem saques dos valores destas contas. Mas como qualquer outro tipo de saque dos benefícios socais do Governo, o saque do FGTS tem algumas regras a serem seguidas.


Como Sacar o FGTS de Contas Inativas 
O que são Contas Inativas do FGTS?

Para cada contrato de trabalho que você tem, é aberta uma conta dentro do seu número do PIS/PASEP/NIS, para o FGTS. Dentro desta conta é depositado os valores referentes ao FGTS do seu contrato de trabalho. Então para cada emprego que você tem, os valores do FGTS ficam em uma conta para cada empresa. Todas essas contas são vinculados ao seu número do PIS/PASEP/NIS. 

Como eu sei se tenho dinheiro em alguma Conta Inativa

As contas do FGTS ficam inativas quando você encera um contrato de trabalho. Se você foi demito, você saca o seu FGTS e essa conta fica sem nenhum saldo. Mas se você pediu demissão ou foi demito por justa causa, você não saca seu FGTS.
Justamente esses valores que ficam retidos nas contas inativas, que os trabalhadores poderão sacar. 

Quais os requisitos pra poder sacar o saldo da conta inativa?

O único requisito para sacar o saldo das contas inativas, é que a rescisão do contrato de trabalho tenha acontecido até 31/12/2015. Se sua rescisão foi após esse período, você não tem direito de sacar o saldo da conta inativa. 



Quando eu posso sacar e quais valores eu posso sacar? 

O calendário de pagamento será divulgado a partir do dia 01/02/2017 e será feito de acordo com a data de nascimento do trabalhador, semelhante ao que já acontece com o PIS. O trabalhador poderá sacar todo o saldo de quantas contas inativas ele tiver. A medida provisória também prevê que os valores vão ser pagos somente até o dia 31/08/2017. 

Documentos para o saque do FGTS das Contas Inativas

Quando for seu período de sacar os valores das contas inativas, compareça a uma Agência da Caixa Econômica Federal com os seguintes documentos: 

  • Documento de Identidade. 
  • Carteira de Trabalho onde conste o contrato de trabalho onde o valor está retido. Se você não tem a Carteira de Trabalho com o Contrato que ficou o saldo do FGTS, leve sua carteira atual. 
  • Número do PIS/PASEP/NIS. Geralmente este número está na Carteira de Trabalho.
  • Se você possuir aquelas correspondências que a Caixa envia via Correios, também é válido leva-las. 
Você também pode consultar quantas contas inativas você tem e quais os valeres constantes nelas, pela internet. Através do Site da Caixa na Opção FGTS ou no Aplicativo para Smartphone chamado FGTS. Você também pode consultar nos Terminais de Auto Atendimento com o seu Cartão Cidadão ou Número do PIS. Para consulta em ambos você precisa do número do PIS/PASEP/NIS.

Para sacar os valores, o trabalhador tem diversas opções. Ele pode se dirigir a uma Agência da Caixa, Casas Lotéricas, Caixa Aqui e Terminais de Auto Atendimento. Sempre portando o Cartão Cidadão ou Cartão da Caixa se ele possuir conta no referido banco. 

Mas não se apresse. Não adianta correr e ir a Caixa. Espere a data do seu Saque no Calendário. Assim você poupa tempo e não precisa retornar ao Banco quando seu valor for liberado. Lembrando que essas informações são de Janeiro de 2017 e as regras podem mudar. 

Espero ter esclarecido todas as dúvidas sobre este assunto. Se você ainda tem dúvidas de outros benefícios do Governo, Segue alguns links que podem te auxiliar. Aproveite e se inscreva no nosso Canal do Youtube para receber outros conteúdos sobre o assunto - Clique Aqui! 

PIS 2016/2017 QUEM TEM DIREITO - Clique Aqui
TUDO SOBRE O SEGURO DESEMPREGO E NOVAS REGRAS - Clique Aqui





VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE

2 comentários

  1. Danny quer dizer que que se eu trabalhei 2016 não tenho direito mesmo que a conta inativa seja antiga?

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Danny!

    Eu assisti seu vídeo e achei sua explicação muito boa mas fiquei com uma dúvida: Eu tenho contas inativas de empregos em que pedi demissão, inclusive o último de carteira assinada que foi em 02/2013 e também pedi demissão. Desde então não trabalhei mais com carteira assinada. Eu tenho direito de sacar mesmo não tendo vinculo empregatício de CLT desde 02/2013?

    Obrigada

    Josiane

    ResponderExcluir

SUBSCRIBE NEWSLETTER

Get an email of every new post! We'll never share your address.

INSTAGRAM @dannymendes10

Blog Archive